Logo LLYC
Visión del presidente

2022 FOI UM ANO IMPREVISÍVEL

... marcado pelo início da guerra na Ucrânia e por uma conjuntura económica que se tornou complexa para empresas e cidadãos. Apesar deste contexto difícil, encerrámos um grande ano para a LLYC no qual continuámos a crescer como planeado.

A nossa aposta na tecnologia continua firme e durante 2022 a nossa área de Deep Digital consolidou-se e já é responsável por um terço das nossas receitas e representa uma equipa de mais de 400 profissionais que oferece mais de 50 soluções nas áreas de Marketing Digital, Influência, Criatividade e Deep Learning. Além disso, investimos 800 mil euros em inovação, especialmente no desenvolvimento dos nossos próprios algoritmos para análise de dados.

Por falar em inovação, 2022 constituiu também um marco ao serem realizados os dois primeiros investimentos da LLYC Venturing, a nossa própria iniciativa de venture capital, que esperamos que seja seguida por muitas mais nos próximos anos.

Em matéria de Talento, o nosso compromisso tem sido forte. Em 2022, ultrapassámos o número de 1.127 LLYCERS e promovemos 167 profissionais (18,4% mais promoções do que em 2021), em grande parte graças ao lançamento do programa Challengers, que visa acelerar as carreiras dos nossos jovens talentos. Além disso, certificámo-nos como Great Place to Work (GPTW) nos 12 escritórios onde essa qualificação era possível.

A criatividade continua igualmente a ser uma das nossas marcas distintivas. Em 2022 ganhámos 120 prémios e reconhecimentos nacionais e internacionais incluindo os principais concursos como Cannes Lions, New York Advertising Awards, El Sol, FIAP, Effie, IPRA Golden Awards, El Ojo de Iberoamérica, Eikon, Eficacia, Sabre Awards ou PRWeek Global Awards, entre outros.

Continuámos também a fazer progressos no nosso compromisso com os critérios ESG. Deve ser feita uma menção especial ao trabalho da Fundação LLYC, cujos projetos se centraram em causas relevantes como a educação, a diversidade e a igualdade de género às quais 415 dos nossos voluntários dedicaram mais de 2.000 horas. Também terminámos o ano com o reforço da nossa estrutura de governança corporativa. Com a nomeação do Alejandro Romero como novo CEO Global, separámos as funções de CEO e Presidente para melhorar as nossas operações e o serviço aos clientes.

E, claro, continuámos a promover fortemente a geração de conhecimento: 39 LLYC IDEAS, 23 relatórios LLYC (9 deles com a metodologia Data Analytic Suite), 2 números da Revista UNO e 4 séries de podcasts são alguns dos números que o comprovam.

Em síntese, apesar das dificuldades que todos enfrentámos, 2022 foi um ano em que continuámos no caminho do crescimento e do qual podemos estar muito orgulhosos. Estes resultados não teriam sido possíveis sem o empenho de todos os LLYCERS, nem sem os clientes que continuam a confiar na LLYC para enfrentar os seus desafios. A todos eles, obrigado.

José Antonio Llorente

Sócio Fundador e Presidente

Visión del presidente
Capítulo 2

2022 EM NÚMEROS

INOVAÇÃO COM TECNOLOGIA

DEEP DIGITAL EM 2022

Estabelecemos no nosso core que iremos enfrentar os desafios dos nossos clientes através de estratégias criativas baseadas em tecnologias exponenciais. Desta forma, consolidámos o nosso compromisso com o Deep Digital em 2022, atribuindo recursos a ferramentas e soluções Data Driven, que produziram os seguintes resultados:

98%DE CRESCIMENTO DAS RECEITAS VS. 2021

+400PROFISSIONAIS

800 MIL EUROSDE INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO, COM DESTAQUE PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS PROPRIETÁRIOS PARA ANÁLISE DE DADOS.

CONSOLIDAÇÃO DAS ÁREAS DE MARKETING DIGITAL, INFLUÊNCIA, CRIATIVIDADE E DEEP LEARNING COM UMA OFERTA DE MAIS DE 50 SOLUÇÕES E SERVIÇOS.

LANÇAMENTO DO ESTUDO 'IMPACTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS NEGÓCIOS' COM O ROI MARKETING INSTITUTE.

Capitulo 4

LLYC VENTURING, Por outro lado, a nossa iniciativa corporate venture que apoia o ecossistema empreendedor através do investimento em startups que se encontram numa fase inicial nos setores da comunicação, marketing e assuntos públicos. Assim, em 2022, apoiámos:

Erudit AI e Digital Audience, através de acompanhamento estratégico e comercial, permitindo-lhes incluir os seus produtos e serviços na proposta de valor da LLYC.

Logo Erudit
Logo Digital Audience

UM OLHAR INOVADOR SOBRE O MARKETING

O desejo de continuar a inovar levou-nos a investir em novos serviços que integram as capacidades das empresas anteriormente adquiridas (BESO by LLYC, Apache uma empresa da LLYC, e CHINA uma empresa da LLYC) para oferecer um serviço de consultoria 360º (da estratégia à execução), juntamente com o nosso modelo de comunicação, alcançando um maior impacto no negócio e na reputação dos nossos clientes.

Como é que o fazemos? As nossas equipas dispõem de ferramentas e conhecimentos para compreender as pessoas e analisar as suas conversas utilizando tecnologias exponenciais para ligar as marcas e os seus propósitos às suas comunidades de interesse, através do conhecimento que a previsão de dados nos traz.

Desta forma, a nossa metodologia de marketing baseou-se numa estratégia que nos permitiu criar um conjunto de soluções eficientes e inovadoras para as marcas se ligarem aos interesses presentes e futuros das pessoas.

Gráfico Seccion 4
Capítulo 5

TALENTO PARA A INOVAÇÃO

06 | A INOVAR DE MÃOS DADAS COM OS NOSSOS CLIENTES

Na LLYC o cliente está no centro do nosso modelo de negócio, uma ideologia que intitulámos #ClientesCêntricos, onde combinamos estratégia e criatividade com tecnologias exponenciais para desenvolver os projetos mais inovadores de mãos dadas com cada um deles e contribuir para reforçar o seu negócio, posicionamento e resultados. Entre os projetos que percorreram o mundo, destacam-se os seguintes:

07 | RECONHECIMENTO PELA INOVAÇÃO DAS NOSSAS EQUIPAS

A inovação aplicada à comunicação, criatividade, assuntos públicos e marketing somou um total de 120 prémios e reconhecimentos nacionais e internacionais durante o ano de 2022.

Principais eventos: Cannes Lions, New York Advertising Awards, El Sol, FIAP, Effie, IPRA Golden Awards El Ojo de Iberoamérica, Eikon, Eficacia, Sabre Awards, e PRWeek Global Awards.

Prémios empresariais: “Melhor consultora de comunicação no Sul da Europa” nos PRWeek Global 2022, e também a “Empresa de comunicação do ano” e a “Melhor consultora na Europa” nos International Business Awards 2022.

29 profissionais participaram como jurados em concursos locais e internacionais.

Logos premios
  • 08 | INOVAR DE FORMA RESPONSÁVEL

ESG

Mantemos um firme compromisso com a gestão da sustentabilidade e a adoção de critérios ESG, como um ator empresarial consciente do seu impacto nos seus negócios e da sua responsabilidade para com os seus diferentes stakeholders.

Geramos valor partilhado para a sociedade com uma visão a longo prazo que integra e considera preocupações sociais, ambientais e de boa governança nas nossas operações comerciais.

• AMBIENTE

O nosso compromisso com a sustentabilidade e ambiente leva-nos a reduzir a nossa pegada de carbono, a mitigar o impacto ambiental da nossa atividade e a promover a competitividade e eficiência dos nossos processos. Através do trabalho em três linhas de ação: compra responsável, economia circular e escritório sustentável.

Definimos uma série de diretrizes e objetivos de sustentabilidade através de uma Política empresarial de Ambiente e uma Política de Compra Responsável.

• COMPROMISSO SOCIAL

UMA EMPRESA DIVERSIFICADA, INCLUSIVA, EQUITATIVA E MULTIDISCIPLINAR

• 12 países
    • 24 nacionalidades
    • 63% de mulheres na equipa

Alianças globais com parceiros de diversidade

• Pride Connection
    • HRC Equidad MX
    • BlackID
    • REDI
    • INCLUI CIEE
    • 41+1 LGBT+ Los Negocios Expansión

• FUNDAÇÃO LLYC

A COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Contribuímos para gerar valor social através da comunicação e criatividade transformadora com base na competência dos nossos profissionais. Amplificamos os projetos de ONG que respondem a causas sociais, ambientais e de apoio à democracia para mudar realidades através da narração criativa de histórias.

Números de 2022:

• 859 beneficiários
    • 415 voluntários
    • 43 entidades colaboradoras
    • 2.157,5 horas dedicadas
    • 7 projetos
    • 2 iniciativas

Grupos apoiados: pessoas em risco de exclusão social com foco na juventude, mulheres e comunidade LGBTI.

Causas abordadas: educação, diversidade e igualdade de género.

• FUNDAÇÃO LLYC

A COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Principais projetos:

• Voces Futuras Projeto global de capacitação de jovens em risco de exclusão social em todos os países onde operamos, para os ajudar a desenvolver competências de comunicação e soft skills, para que possam enfrentar o seu futuro pessoal e profissional com mais confiança.
    • Transparentes: Projeto desenvolvido em colaboração com a Fundación 26 de diciembre e REDI que procura tornar visíveis as barreiras à inserção social e laboral de pessoas transgénero em Espanha e contribuir para encorajar a sua contratação.
    • Projetos com mulheres em risco de exclusão: Projeto de formação para mulheres e raparigas em risco de exclusão com o objetivo de lhes proporcionar as ferramentas e competências necessárias para ganharem autoconfiança, capacitarem-se e melhorarem a sua qualidade de vida.
  • GOVERNANÇA

• REFORÇO DA LIDERANÇA CORPORATIVA DA LLYC COM A DESIGNAÇÃO DE UM CEO GLOBAL.
    • Assembleia Geral de Acionistas: Transmissão de acesso livre.
    • Comissão de Auditoria e Controlo, composta por conselheiros independentes.
    • Conselho de Administração: 9 Conselheiros (5 mulheres e 4 homens), 3 dos quais são independentes.
    • Comissão de Remunerações e Nomeações composta por conselheiros independentes.
    • Regulamentos: Estatutos, Regulamento da Assembleia Geral, Regulamento do Conselho de Administração e Regulamento Interno de Conduta.
    • Código de Ética e um Comité de Ética para assegurar o seu cumprimento.
    • Política Anticorrupção e um Comité que zela pelo seu cumprimento.

PENSAMENTO PARA A INOVAÇÃO

A nossa thought leadership posiciona-se como um laboratório de ideias inovadoras que, através de diferentes formatos, permite aos nossos stakeholders conhecer as principais tendências e análises através de metodologias inovadoras no setor.

Total de publicações em 2022

PODCAST

Continuamos a apostar no formato áudio. Em 2022 lançámos um total de 22 episódios entre todos os nossos podcasts:

9 episódios de Isto é o que é a IA, um podcast que apresenta as últimas tendências em Inteligência Artificial e a sua aplicação no mundo da comunicação, marketing e Assuntos Públicos.

8 episódios de Foco América, nos quais explicamos as questões da atualidade económica, social e política mais relevantes na América Latina, e como elas nos afetam de ambos os lados do Atlântico.

4 episódios de NXT in MKT, que abordam as tendências de marca.

1 episódio de Conversas inspiradoras, onde se discutem temas inspiradores com personalidades da ciência, engenharia, música e tecnologia.

WEB

+130.000utilizadores visitaram o nosso site.+210.000 visualizações no nosso site.

LLYC IDEAS

Os relatórios e artigos do LLYC IDEAS registaram um total de 2.300 impactos em meios de comunicação social em 2022.

THD The Hidden Drug

5 Relatórios LLYC de destaque

REVISTAS UNO

Lançámos 2 novas REVISTAS UNO

Revista UNO 38:

Recuperar para Transformar: a colaboração público-privada para a recuperação económica.

Revista UNO 39:

Gerir a incerteza.